A importância da literatura na formação do indivíduo
Explorando o poder dos livros para expandir
horizontes, desenvolver empatia e estimular a criatividade.
Na infância, a escola apresenta uma grande
parcela de importância na construção da identidade da criança, pois, a todo
instante elas buscam referências para o seu próprio desenvolvimento. A contação
ou leitura de histórias, possibilita aos educandos o conhecimento de vários
mundos e o contato com as mais variadas realidades, em suma, possibilitam um
conhecimento amplo de mundo e um aumento expressivo no seu vocabulário.
Na prática da leitura a criança faz o que se
chama de leitura
imagética que corresponde a leitura de imagens e viajam no mundo da
história, é a arte de comparar as histórias fazendo uma leitura de mundo de
tudo o que está ao seu redor, assimilado o conhecimento que lhe é passado.
Criar situações de aprendizagem tornam o ensino mais efetivo e as aulas mais
prazerosas.
A leitura antes de tudo tem que ser prazerosa,
sabe-se que o ato de ler faz com que o indivíduo saiba o que está acontecendo
ao seu redor, ler ajuda a formar novas
opiniões, como também enriquece o vocabulário e exercita a mente. Quando a
criança entra nesta fase da sua vida ela começa a descobrir um novo meio de
comunicação, pois ela começa a decodificar
aqueles símbolos que até então não tinham um significado para ela. A
leitura, quando realizada na infância desenvolve nas crianças o hábito de
concentração, esses hábitos são essenciais para despertar nelas o raciocínio e
a capacidade de se concentrar e saber ouvir.
A
criança deve ser incentivada a ler desde cedo, elas devem aprender a ler por
prazer, devem ser estimuladas a lerem histórias que gostem, que se identifiquem
para assim desenvolverem o gosto pela leitura. A partir daí elas irão conhecer
novos mundos, realidades diferentes, desta forma elas irão construir sua
própria linguagem, oralidade, valores, sentimentos e ideias, levando todo esse
conhecimento para o resto da sua vida.
Oportunizar
a leitura as crianças é possibilitar conhecer uma nova história é o mesmo que
ensinar a elas um novo mundo, um jeito diferente de pensar e demonstrar
diversos sons e sentimentos, é o mesmo que ensinar uma brincadeira nova, jogar
bola juntos, pular corda ou andar de bicicleta, é algo que jamais será
esquecido, pode adormecer, mas nunca desaparecer.
Monteiro
Lobato foi responsável por uma literatura infantil legitimamente brasileira,
baseada num caráter ético, formativo e educativo, onde o mesmo utilizou–se da
emoção e da razão em suas publicações literárias, que, com muito esforço
conseguiu romper com os padrões moralistas dos europeus, nos quais as crianças
eram vistas como um pequeno adulto,
tanto no trabalho, quanto nas responsabilidades.
Com
o rompimento dos velhos padrões, o novo padrão literário criado por Lobato
direcionado ao público infantil foi muito bem aceito e respeitado, o qual
proporcionou as crianças o desenvolvimento de sua imaginação e de sua criatividade,
beneficiando-as em sua fase do conhecimento. O objetivo de Lobato em relação à
literatura infantil era divertir e educar ao mesmo tempo, pois, para ele o
livro era um produto cultural e um instrumento indispensável para a formação e
construção da criança e da cidadania no País.
Em
relação aos livros infantis pode-se afirmar que os mesmos servem muito aos
propósitos escolares, pois os livros são um recurso fundamental e significativo
no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, por isso a
escola busca no literário o ensinamento, trabalhando com a literatura e
contribuindo na formação integral da criança e na sua inserção no conhecimento
dos outros e das diferenças entre pessoas.
A
literatura traz para a criança um universo de emoções e sentimentos a partir da
sua interação com o meio, proporcionando o desenvolvimento da imaginação, do
pensamento e dos valores éticos e morais de forma prazerosa. As histórias dos
livros infantis são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar,
pois as mesmas despertam nas crianças sentidos para compreender o mundo em seus
diversos contextos sociais.