A importância da leitura na formação do indivíduo

A importância da literatura na formação do indivíduo

Explorando o poder dos livros para expandir horizontes, desenvolver empatia e estimular a criatividade.



    Na infância, a escola apresenta uma grande parcela de importância na construção da identidade da criança, pois, a todo instante elas buscam referências para o seu próprio desenvolvimento. A contação ou leitura de histórias, possibilita aos educandos o conhecimento de vários mundos e o contato com as mais variadas realidades, em suma, possibilitam um conhecimento amplo de mundo e um aumento expressivo no seu vocabulário.


Na prática da leitura a criança faz o que se chama de leitura imagética que corresponde a leitura de imagens e viajam no mundo da história, é a arte de comparar as histórias fazendo uma leitura de mundo de tudo o que está ao seu redor, assimilado o conhecimento que lhe é passado. Criar situações de aprendizagem tornam o ensino mais efetivo e as aulas mais prazerosas.


A leitura antes de tudo tem que ser prazerosa, sabe-se que o ato de ler faz com que o indivíduo saiba o que está acontecendo ao seu redor, ler ajuda a formar novas opiniões, como também enriquece o vocabulário e exercita a mente. Quando a criança entra nesta fase da sua vida ela começa a descobrir um novo meio de comunicação, pois ela começa a decodificar aqueles símbolos que até então não tinham um significado para ela. A leitura, quando realizada na infância desenvolve nas crianças o hábito de concentração, esses hábitos são essenciais para despertar nelas o raciocínio e a capacidade de se concentrar e saber ouvir.


A criança deve ser incentivada a ler desde cedo, elas devem aprender a ler por prazer, devem ser estimuladas a lerem histórias que gostem, que se identifiquem para assim desenvolverem o gosto pela leitura. A partir daí elas irão conhecer novos mundos, realidades diferentes, desta forma elas irão construir sua própria linguagem, oralidade, valores, sentimentos e ideias, levando todo esse conhecimento para o resto da sua vida.


Oportunizar a leitura as crianças é possibilitar conhecer uma nova história é o mesmo que ensinar a elas um novo mundo, um jeito diferente de pensar e demonstrar diversos sons e sentimentos, é o mesmo que ensinar uma brincadeira nova, jogar bola juntos, pular corda ou andar de bicicleta, é algo que jamais será esquecido, pode adormecer, mas nunca desaparecer.


Monteiro Lobato foi responsável por uma literatura infantil legitimamente brasileira, baseada num caráter ético, formativo e educativo, onde o mesmo utilizou–se da emoção e da razão em suas publicações literárias, que, com muito esforço conseguiu romper com os padrões moralistas dos europeus, nos quais as crianças eram vistas como um pequeno adulto, tanto no trabalho, quanto nas responsabilidades.


Com o rompimento dos velhos padrões, o novo padrão literário criado por Lobato direcionado ao público infantil foi muito bem aceito e respeitado, o qual proporcionou as crianças o desenvolvimento de sua imaginação e de sua criatividade, beneficiando-as em sua fase do conhecimento. O objetivo de Lobato em relação à literatura infantil era divertir e educar ao mesmo tempo, pois, para ele o livro era um produto cultural e um instrumento indispensável para a formação e construção da criança e da cidadania no País.


Em relação aos livros infantis pode-se afirmar que os mesmos servem muito aos propósitos escolares, pois os livros são um recurso fundamental e significativo no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, por isso a escola busca no literário o ensinamento, trabalhando com a literatura e contribuindo na formação integral da criança e na sua inserção no conhecimento dos outros e das diferenças entre pessoas.


A literatura traz para a criança um universo de emoções e sentimentos a partir da sua interação com o meio, proporcionando o desenvolvimento da imaginação, do pensamento e dos valores éticos e morais de forma prazerosa. As histórias dos livros infantis são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar, pois as mesmas despertam nas crianças sentidos para compreender o mundo em seus diversos contextos sociais.


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